quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Poder de luta

O poder de luta é a medida do ki de um guerreiro Z; quanto maior o poder de luta, mais poderoso é o guerreiro. O ki (escreve-se "Chi" na adaptação da China e "Ki" na adaptação do Japão) é a energia existente em todo o ser vivo e na natureza (segundo a própria cultura oriental). Em Dragon Ball Z, o poder de luta dos personagens fica cada vez maior à medida que a história acontece. O poder de luta pode ser medido através de uma habilidade adquirida pela pessoa ou com o rastreador.

Em Dragon Ball Z os personagens possuem poderes gigantescos, principalmente a partir da Saga Freeza. Por exemplo: com 1.200 de poder de luta o guerreiro é mais rápido que uma bala (como demonstrou Raditz ao segurar uma bala disparada por uma espingarda), e é capaz de destruir a Lua. Com 18.000 de ki, Vegeta foi capaz de destruir um planeta facilmente, utilizando apenas dois dedos. E na saga de Majin Buu os poderes ultrapassam todos os limites, e chegam a mais de 500.000.000!

Os lutadores possuem ainda uma força descomunal e uma resistência incrível a todo tipo de golpe, sendo que a força, a resistência e a velocidade aumentam na mesma proporção do poder de luta. Além disso, a maioria dos personagens guerreiros são exímios lutadores, como por exemplo Goku que teve como mestre o maior campeão de artes marciais do mundo (Mestre Kame), treinou com deuses (Kami Sama e sr. Kaio), e ainda com extraterrestres, quando acabou a luta com Freeza. Com todo este treinamento os guerreiros aplicam técnicas que aumentam muito seu poder destrutivo ou até mesmo seu próprio poder de luta.

Os Guerreiros Z tem um poder imenso, não há limite para seus poderes, porque sempre podem ficar mais fortes com treinamentos ou outros métodos, principalmente os saiyajins que quando se ferem e se recuperam seu poder de luta aumenta na proporção da gravidade dos ferimentos. Com toda esta força, os Guerreiros Z mais poderosos são capazes de destruir o universo (Majin Boo ameaçou faze-lo e realmente poderia tê-lo feito, Cell também poderia), e acabam por superar o poder de qualquer deus. As técnicas vão se aperfeiçoando ainda mais. Mesmo com energias tão poderosas, eles sempre lutam sem utilizar armaduras, podendo até mesmo destruir planetas muito maiores do que a Terra sem esforço, utilizando apenas o seu ki, e mesmo assim durante o combate eles podem resistir a essas esmagadoras rajadas de ki dezenas de vezes, sem se ferir, sendo que nos combates o poder de destruição é multiplicado, pois uma rajada com poder suficiente para destruir um planeta maior que a Terra é concentrada numa pequena área, resultando em um poder de destruição devastador. A partir da saga Freeza as lutas chegam a níveis extraordinários que não param de crescer, guerreiros com poder para destruir um planeta são comuns e, mesmo tão fortes, não podem nem arranhar os mais poderosos, perto dos quais não passam de "vermes". Com o tempo até mesmo os deuses se curvam diante do poder dos mais fortes Guerreiros Z.

Enquanto os heróis ficam absurdamente poderosos, os humanos considerados mais fortes, não passam de "insetos" (como costumam dizer os vilões), com algumas exceções daqueles que atingiram um nível maior que o normal e tornaram-se guerreiros Z (Yamcha e Kurilin/Krilin por exemplo), assim, os heróis escondem suas verdadeiras forças para evitar transtornos na sociedade. Mais de uma vez, já ocorreu de todos os habitantes da Terra morrerem, e depois serem ressuscitados pelas esferas do dragão, sem nem ao menos lembrarem que foram mortos.

No episódio 28, Nappa pergunta a Vegeta qual é o poder de Goku, então Vegeta quebra seu próprio rastreador na mão gritando que era acima de 8.000. Muitas piadas são feitas com esta cena, que ficou mais conhecida na primeira dublagem americana, em que Vegeta grita "It's Over Nine Thousand!"(9.000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário