quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dragon Ball Z no Brasil

No Brasil, a série foi inicialmente exibida a partir de meados de 1999, pelo canal por assinatura Cartoon Network, no horário das 18h30 e com reprise a meia-noite e meia, e também a os sábados as 14h. Ainda no final do mesmo ano, a Rede Bandeirantes também passou a exibir a série. Em 12 de outubro de 2001 o Cartoon Network exibiu o último episódio da série, enquanto que na TV aberta a série foi exibida até a saga de Cell pela Rede Bandeirantes. A saga de Boo foi exibida pela Rede Globo em 2001. O Cartoon Network chegou a reprisar a série em 2004, apenas a fase Boo. O Cartoon Network comprou a fase Dragon Ball (e os 4 filmes da série), que estreou em 30 de maio de 2006, com dois episódios por dia no horário da meia-noite.

No dia 13 de dezembro de 2006 o Cartoon Network passou a exibir novamente o Dragon Ball Z (agora exibindo também todos os 13 filmes e os 2 especiais da série), também com dois episódios por dia e de segunda à quinta. Depois de o Cartoon Network completar a saga Z, volta a ser exibido o, até então fora da grade, Dragon Ball GT em 20 de setembro de 2007, no mesmo horário e agora de segunda a sexta. Assim o Cartoon Network completa mais uma vez, a excelente Trilogia do Dragon Ball para a alegria de seus fãs.

Em agosto de 2006 a Rede Globo comprou os direitos de transmissão das primeiras sagas de Dragon Ball Z (sagas Saiyajin, Freeza e Cell), que antes eram exibidos pela Rede Bandeirantes em 1999.

A Rede Globo começou a exibi-las dentro do programa TV Xuxa a partir de 14 de agosto de 2006 e teve término em Maio de 2007. Em algumas regiões do Brasil o anime já tinha parado de ser exibido depois das eleições. Na Globo, por razão de pouquíssimo tempo dedicado à exibição de Dragon Ball Z o anime estava sofrendo cortes (que violariam os direitos autorais) , sendo que na maioria dos dias foram exibidos cerca de 15 minutos de um episódio e algumas vezes foram exibidos apenas 10 minutos.

Em Julho de 2008 o anime voltou a ser exibido, na saga de Boo, no bloco infantil TV Globinho na Rede Globo, mas com frequentes mudanças de horário e cortes de abertura e encerramento.

O mangá foi publicado no Brasil pela editora Conrad, junto com Cavaleiros do Zodíaco e outros títulos.

Em agosto de 2009, Dragon Ball Z voltou a ser exibido no Cartoon Network no quadro O Melhor de Dragon Ball Z que só é exibido as quartas-feiras, 18 horas.

Em Setembro de 2009, voltou a ser exibido na TV Globinho, por volta das 11h15.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Perguntas sobre o filme Dragon Ball Evolution

Porque não Dragon Ball Z
O filme é uma adaptação das sagas de Piccolo e Piccolo Jr. de Dragon Ball. Porém, também contém elementos importantes da primeira temporada de Dragon Ball como Bulma conhecendo Goku, e Goku treinando com o Mestre Kame. São as partes mais importantes de Dragon Ball em um filme.

Desde que tecnicamente Dragon Ball vem antes de Dragon Ball Z, só faz sentido começar com ele, portanto Vegeta, Nappa, Trunks e outros personagens de DBZ não estarão no filme.

Por que Justin Chatwin é o Goku?
Justin Chatwin ("Guerra dos Mundos", "O Invisível") participou da seleção e pegou o papel de Goku. É importante observar que esta é uma adaptação, e James Wong deve ter visto que Chatwin pode ser fiel a versão dele.

Goku vai estar no colegial?
Sim, nesta adaptação, Goku estará cursando o colegial por um curto período do filme. Em comparação, assista ao primeiro filme do Homem Aranha e conte quantos minutos Peter Parker estava no colégio. As chances são que este período seja bem curto em Dragonball Evolution também. Estima-se que não passará de 15 minutos.

Por que o personagem Goku sofreu alterações?
Porque é uma adaptação, só podemos assumir que a mudança se enquadra no filme. É importante lembrar que Goku tem 18 anos neste filme, então ele estará se formando (ou largando a escola), e nas continuações, a escola não mais existirá. É melhor ser paciente e confiar nos produtores do filme.

O filme terá continuações?
Como foi dito há planos de fazer uma trilogia da série. Isto depende interiamente do sucesso do lançamento, então assista ao filme assim que for lançado se quiser ver mais!

O filme terá computação gráfica demais?
80% do filme foi filmado em Durango, México. Você pode pensar que é impossível achar um lugar com paisagem que pareça com o cenário usado no anime, mas aparentemente Durango é bem capaz de dar uma recriação realista a série. E, obviamente, uma tela verde pode ajudar.

Uma parte do longa foi filmada em Los Angeles (sem dúvida houve telas verdes e azuis). Você pode esperar algo muito bom, porque o orçamento é razoavelmente alto. Os cabelos não serão em computação gráfica, ao invés disso perucas e cabelo natural será usado.

Kuririn está no filme?
Não. Para condensar a história, Kuririn não terá um papel neste filme. Talvez no próximo?

Haverá humor no filme?
Como no anime, o filme também terá sua marca registrada de humor.

Como serão as lutas?
Como a 87Eleven está encarregada das lutas, elas podem ser similares às vistas em "Matrix". Mas desde que James Wong é o diretor, pode ser similar a "O Confronto". Nós podemos confirmar que superforça e supervelocidade, como no anime, serão usadas nas lutas.

Por que a Fox alterou a data de lançamento?
A data foi alterada de agosto de 2008 para abril de 2009 porque a Fox percebeu que não tinha tempo suficiente para a pós-produção. Outras mudanças dentro do mês de abril se deram por causa da páscoa e outras estratégias da Fox.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009